Conecte-se conosco

Entretenimento

AGORA: Merval na GloboNews: “Lula se sai bem quando não tem que fazer nada”

Em análise, jornalista disse que presidente “só fala”, mas nada faz

Publicado

em

Durante o programa Central GloboNews nesta quinta-feira (13), o jornalista Merval Pereira divergiu dos elogios feitos pela sua colega, Eliane Castanhêde, à postura diplomática do presidente Lula (PT) em relação ao combate à pobreza e às mudanças climáticas. Merval observou que o petista “só fala”, e “se sai muito bem quando não tem que fazer nada”.

O breve debate teve início quando Eliane disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “rompeu com todas as democracias e todos os nossos parceiros no mundo” e que Lula assumiu seu terceiro mandato com vontade de ser “articulador”.

– Lula entrou com aquela posição de “vou ser o articulador, mediador, da guerra da Ucrânia, da guerra de Israel”, quando o trunfo do Lula, o trunfo do Brasil, estão em duas frentes: o combate a pobreza e a fome, que é a marca do Lula no ambiente internacional, e a segunda é a questão do meio ambiente. O Brasil não é um líder bélico, não é um líder político, nem econômico, mas é sim um líder na área ambiental e na discussão climática. E se o Lula entra na praia onde ele nada bem, ele vai bem – opinou Castanhêde.

É nesse ponto que Merval Pereira interrompe a colega e contraria seus argumentos.

– Eliane, tem um problema que é o seguinte: O Lula está me parecendo que ele se sai sempre muito bem quando ele não tem que fazer nada. Ele fala. Ele fala as coisas certas, fala, fala, fala, fala e vai ser aplaudido. Mas o que ele faz no meio ambiente, por exemplo? O que ele faz no Brasil para mostrar para o mundo que o Brasil é uma liderança de futuro no meio ambiente? Nada! Ele quer explorar o petróleo enquanto tiver petróleo. E não tem nenhuma política dirigido para o futuro – retrucou.

Assista ao vídeo completo abaixo:

 



+ Acessadas da Semana