Conecte-se conosco

Política

As queimadas “do amor” no Pantanal

Até 2022, a responsabilidade pelos incêndios no bioma era atribuída à negligência do governo Bolsonaro; agora ela passou para a seca

Publicado

em

Dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o Pantanal registrou, em menos de 15 dias, o maior número de focos de incêndio para o mês de junho desde 1998, o início da série histórica.

Segundo a plataforma BDQueimadas, alimentada com informações de satélites do instituto, foram 733 focos de incêndio registrados em todo o bioma até esta sexta-feira, 14 de junho.

No Brasil, o Pantanal se estende pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

As perdas no Pantanal

Desde janeiro até agora, foram 1.632 focos de incêndio no bioma. Em 2023, a plataforma BDQueimadas registrou 133 focos no mesmo período.

Em 2022, último ano do governo de Jair Bolsonaro (PL), foram 466.

Com uma área de 150.355 km², o Pantanal perdeu pelo menos 1.276 km² para o fogo até maio deste ano, ante perda de 120 km² no mesmo período de 2023.

 

O problema não era o Bolsonaro?

Até 2022, o PT, do presidente Lula, e os demais partidos da esquerda atribuíam a responsabilidade pelas queimadas no Pantanal ao governo Bolsonaro.

No governo “do amor”, no entanto, pouco se fala sobre a negligência do governo federal e do Ministério do Meio Ambiente, de Marina Silva, e os especialistas ouvidos pela imprensa amiga atribuem a causa das queimadas à seca anual da região.

 

Omissão do Congresso

Na quinta-feira, 6, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a omissão do Congresso Nacional na proteção ao Pantanal, dando um prazo de dezoito meses para que os parlamentares aprovem uma legislação para regulamentar o tema.

O relator, ministro André Mendonça, lembrou que a Constituição determina a preservação do Pantanal e de outros biomas.

“Passados mais de 35 anos sem que a regulamentação se concretize, torna-se imperioso o reconhecimento da omissão em função da não regulamentação de lei e estatuto específico para o Pantanal”, disse.

O Antagonista



Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana