Conecte-se conosco

Justiça

Barroso fala contra o avanço da direita no mundo: “Prova de fogo”

Presidente do STF ministrou em Oxford, na Inglaterra

Publicado

em

Neste sábado (22), Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou sobre a ascensão da direita em vários países e disse que o mundo está passando por uma “prova de fogo” para preservar a democracia. As informações são da CNN.

– A democracia brasileira viveu uma grande prova de fogo, assim como o mundo tem vivido uma prova de fogo na preservação da democracia pela ascensão de uma extrema-direita intolerante em muitas partes do mundo – disse ele durante um evento na Universidade de Oxford, no Reino Unido, organizado por estudantes brasileiros.

Segundo Barroso, o crescimento dessa vertente política se dá “pela utilização dos discursos de ódio e da desinformação como estratégia de atuação política”, ele ainda citou a “captura do sentimento religioso” e “o uso abusivo em matéria política”.

Em seu discurso, o ministro brasileiro ressaltou a importância da democracia constitucional que venceu o comunismo, o fascismo, o nazismo, os regimes militares e os fundamentalismos religiosos.

– A democracia foi a ideologia vitoriosa do século 20, tendo derrotado todas as alternativas que se apresentaram: o comunismo, o fascismo, o nazismo, os regimes militares e os fundamentalismos religiosos. A democracia constitucional tem lugar para todos que saibam respeitá-la: liberais, conservadores, progressistas, só não tem lugar para quem não se disponha a respeitar as regras do jogo e a respeitar os resultados eleitorais – completou.



Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana