Conecte-se conosco

Mundo

Eleições na França: projeções mostram partido de Le Pen na liderança

A França é semipresidencialista, com um presidente e um primeiro-ministro. No caso, o premier é indicado pelo partido com maioria de votos

Publicado

em

As urnas na França fecharam às 20h (15h, no horário de Brasília) deste domingo (30/6) e começam a ser apurados os votos para o primeiro turno das eleições legislativas antecipadas da França. Projeções indicam que o partido de extrema-direita dominou o pleito, o que pode acabar por inviabilizar o governo do presidente Emmanuel Macron.

Segundo a imprensa francesa, o Reunião Nacional (RN) e seus aliados (34%) estão à frente da coalizão de esquerda do NFP (28,1%) e do campo presidencial (20,3%).

As eleições legislativas irão definir a nova composição da Assembleia Nacional, com 577 deputados, depois que o presidente Emmanuel Macron dissolveu o Assembleia Nacional em 9 de junho, logo após da vitória da extrema direita nas eleições para o Parlamento Europeu – o Legislativo que reúne todos os países da União Europeia, com sede em Bruxelas. Com isso, as eleições antecipadas para o Parlamento francês foram convocadas com menos de três semanas.

Alta taxa de participação
Cerca de 49,5 milhões de pessoas estavam aptas a votar. A taxa de participação pode ficar perto dos 67%, o que corresponde a pouco mais de 33 milhões de eleitores, número que seria 20% superior ao das últimas eleições legislativas, em 2022.

A votação foi marcada às pressas, no primeiro fim de semana das férias de verão, e mais de 2,6 milhões de eleitores que tinham projetos de viagem registraram procurações para outras pessoas votarem por eles, um número quatro vezes maior do que há dois anos, segundo o Ministério do Interior francês.



Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana