Conecte-se conosco

Mundo

Milei chama Lula de comunista e ‘perfeito dinossauro idiota’

Publicado

em

Presidente da Argentina, Javier Milei, critica Lula e o chama de ‘perfeito dinossauro idiota’
Nesta terça-feira, Javier Milei, presidente da Argentina, referiu-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “o perfeito dinossauro idiota” em uma publicação no X. Ele apresentou uma série de críticas ao líder brasileiro, abordando assuntos como a tentativa de golpe de Estado ocorrida na Bolívia na semana passada e a eleição presidencial em seu próprio país no ano passado.

“Sé tivéssemos feito as coisas como esse grande dinossauro idiota dizia, já teria perdido”, escreveu Milei no X.

A tensão entre os dois presidentes intensificou-se novamente, com Milei mais uma vez classificando a alegação de golpe de Estado na Bolívia em 26 de junho como uma “fraude”. Ele afirmou que Lula se recusa a reconhecer seu erro ao condenar a ação militar e expõe sua “estupidez à vista”.

O presidente brasileiro também foi acusado por ele de interferir na eleição presidencial argentina do último ano, na qual o candidato libertário venceu Sergio Massa, o candidato governista, no segundo turno. Massa e Alberto Fernández, antecessor de Milei, tinham proximidade com Lula.

“Depois das agressões de Lula (em especial sua forte interferência na campanha eleitoral e apoio sólido a campanha mais suja da história), (ele) se queixa por que lhe respondo com a verdade”, afirmou Milei.

O chefe argentino também retomou sua desqualificação de Lula por sua condenação e se referiu ao líder do Executivo brasileiro como “comunista”.

O Governo, através do Palácio do Planalto, declarou que não emitirá comentários sobre as afirmações de Milei. Por outro lado, o Ministério das Relações Exteriores ainda não respondeu a uma solicitação de comentário.

As trocas de farpas entre Milei e Lula têm sido frequentes desde a campanha presidencial do argentino no ano passado, quando o então candidato disse que o presidente brasileiro era “corrupto” e um “comunista raivoso”.

Depois de ganhar a eleição, Milei até enviou uma carta ao governo do Brasil, tentando aliviar as tensões entre os líderes, e estendeu um convite a Lula para sua cerimônia de posse. No entanto, o presidente brasileiro não marcou presença.

O intervalo de contenção nos ataques foi breve. Ainda não houve uma reunião entre os dois desde que Milei assumiu o cargo em dezembro, e Lula recentemente estabeleceu que uma possível conversa entre os dois depende de um pedido de desculpas do argentino depois de dizer “muita bobagem”.

Os dois maiores países do Mercosul, Brasil e Argentina, também incluem Paraguai e Uruguai no bloco. O porta-voz de Milei comunicou que a líder argentina não estará presente na próxima cúpula do bloco sul-americano, programada para a próxima semana em Assunção, capital do Paraguai.

Milei planejou uma viagem para o Brasil neste final de semana e, segundo seu representante, não terá um encontro com Lula. Ainda assim, ele não descarta a possibilidade de uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é um aliado do argentino e oponente de Lula.



+ Acessadas da Semana