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Milei faz agência de notícias estatal virar agência publicitária

Decreto foi oficializado pelo presidente argentino nesta segunda-feira

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O governo argentino de Javier Milei ordenou nesta segunda-feira (1°) a transformação da agência pública de notícias Télam em uma agência de publicidade, sob a autoridade da Chefia de Gabinete de Ministros.

Por meio de um decreto publicado no Diário Oficial, a Télam foi transformada em uma “Agência de Publicidade do Estado Sociedade Anônima Unipessoal”, cujo objetivo será operar como uma agência de publicidade e propaganda, ou seja, o desenvolvimento, produção, marketing e distribuição de material publicitário nacional e internacional, tanto na Argentina quanto no exterior.

O Poder Executivo exercerá, por meio do vice-chefe do Gabinete de Ministros, os direitos societários que correspondem ao Estado por sua participação no capital social da nova agência de publicidade.

O decreto justificou a mudança no objeto social da Télam – de agência de notícias para agência de publicidade e propaganda – na “necessidade de alinhar suas operações com um novo foco estratégico da sociedade, concentrando os recursos da empresa no setor que oferece as maiores oportunidades de crescimento e lucratividade a longo prazo”.

A Télam repassa para órgãos de imprensa públicos e/ou terceiros seus serviços jornalísticos e de agência de notícias, pessoal, bens móveis e imóveis, marcas, registros, patentes e outros ativos intangíveis e todos os ativos que, na data do decreto, eram usados para serviços jornalísticos e de agência de notícias.

O governo de Milei decretou, em fevereiro, a intervenção da Télam por um ano e, em março, fechou as redações e incentivou o esvaziamento da força de trabalho por meio de aposentadorias voluntárias, aceitas por pelo menos 340 dos 770 funcionários.

*EFE



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