Conecte-se conosco

Governo

Paulo Pimenta será ouvido em comissão da Câmara sobre importação de arroz

Leilão do governo federal para diminuir impactos das enchentes no Rio Grande do Sul nos preços foi suspenso

Publicado

em

O ministro da secretaria criada para apoiar a reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, será ouvido nesta quarta-feira (03) na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados sobre a proposta do governo de importar arroz.

O debate atende a pedido do deputado José Medeiros (PL-MT) e será realizado às 10 horas.

Carlos Fávaro
No mês passado, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, defendeu o leilão na comissão. “O fato real é que o arroz sobe diante da tragédia [das chuvas no Rio Grande do Sul], 30, 40%”, afirmou.

O ministro reforçou que a medida não visa a atacar produtores, uma vez que esses não têm relação com a escolha dos preços nas gôndolas. “Nunca vi um produtor botar preço no seu produto. Não é o produtor que fez o ataque especulativo”, ponderou. Ele defendeu o papel da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a retirada de taxas de importação do produto.

Veja a pauta
O Rio Grande do Sul responde por cerca de 70% da produção nacional de arroz. Como as chuvas e enchentes afetaram as lavouras, os estoques locais e a logística de distribuição, o governo federal decidiu facilitar a importação desse produto.

O governo Lula anunciou a importação de até 1 milhão de toneladas. No entanto, um leilão inicial para comprar 263,3 mil toneladas foi cancelado porque as empresas vencedoras não comprovaram capacidade técnica. Novo leilão deverá ocorrer sob outras regras.

A decisão de importar o arroz recebeu críticas de vários parlamentares, entre eles José Medeiros. “Ao invés de estimular e financiar os produtores brasileiros, em especial a reconstrução do Rio Grande do Sul, que tem os maiores produtores de arroz do País, as medidas propostas vêm para destruir o Estado e a produção de arroz nacional”, reclamou o deputado.



Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana