Conecte-se conosco

Política

Garantindo um som de primeira qualidade para todos os ouvintes com algoritmos adaptativos

Publicado

em

Som de primeira qualidade para todos os ouvintes

O Oldenburg Branch for Hearing, Speech and Audio Technology HSA do Fraunhofer IDMT desenvolveu algoritmos adaptativos, bem como métodos intuitivos para ajustar o som pessoal. Crédito: Fraunhofer IDMT/Anika Bödecker

Desenvolver um dispositivo de áudio que ofereça uma experiência de som ideal para todas as pessoas não é fácil. O grande desafio é que cada pessoa tem suas próprias preferências de escuta. Por esse motivo, o Oldenburg Branch for Hearing, Speech and Audio Technology HSA do Fraunhofer Institute for Digital Media Technology IDMT desenvolveu algoritmos adaptativos, bem como métodos intuitivos para ajustar o som pessoal. Juntamente com um cliente, esta tecnologia também foi integrada com sucesso em fones de ouvido.

Cada pessoa experimenta o som de maneira diferente e tem suas próprias preferências individuais de audição, que também dependem da idade e da capacidade auditiva. Portanto, as configurações de fábrica para soluções de áudio não podem agradar igualmente a todos os ouvintes. As opções usuais de ajuste também possuem limitações. O Oldenburg Branch HSA do Fraunhofer IDMT desenvolveu um método e algoritmos para permitir um ajuste simples e intuitivo das preferências de som sem equalizadores complexos e rígidos.

Em uma interface de usuário intuitiva, os usuários selecionam seu som favorito ao longo da instrumentação de uma música demo de forma lúdica. Em apenas alguns passos, um assistente virtual pergunta sobre as preferências de som para volumes de som normais e silenciosos de diferentes instrumentos. Uma vez definido, o perfil de som tem um efeito positivo no som geral. Esta tecnologia pode ser integrada em dispositivos com reprodução de som, como TVs, smartphones, soundbars ou sistemas de infoentretenimento em carros, bem como em streaming ou plataformas de mídia.

Som mais do que tecnicamente perfeito

Ao desenvolver a personalização de som, os pesquisadores da Fraunhofer prestaram atenção especial a uma aplicação amigável da tecnologia.

“Cada pessoa tem uma preferência de som pessoal. As opções usuais de ajuste de som não levam em consideração como a percepção individual do volume afeta essas preferências – ou os usuários são desencorajados pela complexidade das opções e não as usam. Nossa tecnologia reduz esses obstáculos porque pode ser usado sem conhecimento de níveis e frequências e visa criar o melhor som individualmente para cada volume de áudio”, observa o Dr. Jan Rennies-Hochmuth, chefe de sistemas auditivos personalizados no Fraunhofer IDMT.

“Estamos felizes por ter implementado essa tecnologia, que chamamos de YourSound, na categoria de fones de ouvido, tornando-a disponível para uma comunidade mais ampla de usuários. No passado, conseguimos adaptar com sucesso esse conceito tecnológico para um som rápido e individual ajuste a sistemas multimídia em carros”, resume o Dr. Jens-E. Appell, Chefe do Departamento, Oldenburg Branch for Hearing, Speed ​​and Audio Technology HSA.

A tecnologia para personalizar o som foi implementada com sucesso nos fones de ouvido Sennheiser junto com a Sonova Holding AG.

Fornecido por Fraunhofer-Gesellschaft

Citação: Garantindo um som de primeira classe para todos os ouvintes com algoritmos adaptativos (2023, 2 de junho) recuperado em 2 de junho de 2023 em https://techxplore.com/news/2023-06-first-rate-algorithms.html

Este documento está sujeito a direitos autorais. Além de qualquer negociação justa para fins de estudo ou pesquisa privada, nenhuma parte pode ser reproduzida sem a permissão por escrito. O conteúdo é fornecido apenas para fins informativos.

antenapolitica.com.br



+ Acessadas da Semana