Conecte-se conosco

Polícia

VÍDEO: Ladrões cavavam túneis “de cinema” para invadir e roubar bancos em Joinville

Três pessoas foram presas, incluindo o líder da quadrilha

Publicado

em

Um crime de cinema, com direito a escavações subterrâneas e movimentação de grandes quantias em dinheiro, foi desarticulado pela Polícia Civil de Joinville. Ladrões que cavavam túneis para invadir e roubar bancos em Santa Catarina e outros estados brasileiros foram presos na terça-feira (13). Entre os detidos, está o líder da quadrilha.

De acordo com o delegado Murilo Batalha, da Divisão de Investigação Criminal (DIC), setor que comanda o caso, as investigações iniciaram em novembro do ano passado a partir de um furto cometido pelo subsolo de uma agência bancária de Araquari.

Durante as diligências, outro crime idêntico foi cometido no bairro Nova Brasília, em Joinville e, em seguida, em Penha. Foi a partir deste furto no Vale do Itajaí que a polícia conseguiu identificar os envolvidos e, portanto, fazer as primeiras prisões.

Batalha comenta que a quadrilha agia de forma articulada e acessava, diretamente, os cofres dos caixas eletrônicos e, sem deixar vestígios, demoravam a ser descobertos.

— O cofre é acessado poucas vezes, então, digamos assim, ele continua funcionando. Mas dentro tem gavetas com dinheiro, que só são abertas quando precisam ser reabastecidas. Então, os criminosos faziam o furto [do dinheiro das gavetas] e, como nenhuma porta do banco havia sido arrombada, por exemplo, os funcionários não percebiam o crime. Só descobriam quando iam reabastecer o caixa, depois de quatro ou cinco dias — detalha o investigador.

O que chama a atenção, segundo Batalha, é que os ladrões cavavam os buracos e saíam direto nos caixa eletrônicos, o que levanta a suspeita de que mais pessoas possam estar envolvidas nas ações criminosas. Além de ferramentas como maçaricos, pés de cabra e materiais hidráulicos para fazer as escavações, os policiais também apreenderam celulares que serão periciados e podem levar aos demais envolvidos.

— A gente acredita que possa ter mais pessoas envolvidas até com informações privilegiadas que eles pudessem ter ali pra conseguir acessar os caixas eletrônicos, porque sabiam exatamente o caminho pelo subsolo para chegar ao dinheiro. Então, talvez, eventualmente [possa ter envolvimento] de alguma empresa que preste serviço pra instituições financeiras. Mas vamos averiguar — destaca.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos bairros Aventureiro e Espinheiros, onde além das ferramentas utilizadas, foram encontradas também drogas. Em um desses endereços estava o líder da quadrilha, que foi preso em flagrante. Ele já era foragido da Justiça e usava documentação falsa.

O delegado ainda diz que não é possível saber ainda a quantidade total de dinheiro furtada nessas ações, mas destaca que outro assalto já estava planejado para ser cometido nos próximos dias em São Paulo.

As imagens abaixo mostram o túnel que dá acesso ao caixa eletrônico de uma agência bancária furtada no Nova Brasília, em março deste ano.

 

Capital dos caixeiros

Devida a quantidade de crimes e joinvilenses envolvidos em assaltos a caixas eletrônicos, a cidade já foi manchete nacional e ficou conhecida como a “Capital dos Caixeiros”. Inclusive, dos três presos nesta operação da DIC, dois são de Joinville e todos moravam no município.

O delegado Murilo Batalha define a cidade como “berço” deste tipo de crime e destaca que diversas prisões foram feitas nos últimos meses em outros estados, citando ser comum que esses criminosos foram “exportados” de Joinville para todo país.

— A cidade sempre exportou e continua exportando esses criminosos pra todo o país. Nos últimos meses, prendemos muitos ladrões de banco em Goiás, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Eles tinham dado uma parada de praticar crimes aqui em Santa Catarina por serem já conhecidos. Mas esse grupo resolveu se aventurar por aqui novamente — afirma.

Leia também

 



Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana