Conecte-se conosco

Lifestyle

Como a ginástica para o cérebro funciona nas crianças?

Publicado

em

Você sabia a ginástica para o cérebro não apenas estimula habilidades, mas também é muito divertida?

Muitas pessoas buscam entender como funciona a ginástica para o cérebro para crianças. A diversão no cérebro é um processo fascinante que envolve uma série de mecanismos neurobiológicos. O humor como um todo desempenha um papel importante no cérebro humano, não apenas como uma forma de entretenimento, mas também como um mecanismo de enfrentamento. Pesquisas científicas mostram que o riso e o humor têm efeitos benéficos na saúde mental e física, reduzindo o estresse, fortalecendo o sistema imunológico e promovendo o bem-estar geral.

A neurocientista parceira do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci explica que o humor, do ponto de vista de “achar graça”, nasce da forma como o cérebro projeta e antecipa eventos e situações. “A comédia envolve uma quebra de padrões ou uma reviravolta inesperada, desafiando as previsões do cérebro e resultando em uma reação de riso. O riso e o sorriso são expressões sociais que vão além do humor, comunicando aos outros que ‘está tudo bem’. Quando exercitamos o cérebro, o humor está presente em todas as etapas e desafios, pois é ele quem dará a leveza necessária para que o esforço cognitivo não seja cansativo”, explicou.

 

Como é possível estimular o cérebro de forma leve?

O cérebro tem um sistema de monitoramento constante do ambiente especializado em buscar por novidades. É o que faz você virar o olhar para as notificações no celular ou na direção de um barulho diferente.

Existe uma região chamada “zona incerta”, que fica escondidinha lá no meio do cérebro, sempre que algo no ambiente muda ou surge uma informação nova a zona incerta se comunica com o mesencéfalo que então movimenta os olhos na direção da novidade.

Ou seja, nós somos curiosos naturalmente e o princípio da variedade usa essa característica para nos envolver em contextos variados (que não nos envolveríamos na rotina normal) e ao mesmo tempo estimular habilidades cognitivas.

 

bebemamae.com



+ Acessadas da Semana