Conecte-se conosco

Direitos Humanos

Bispo da Nicarágua é preso pela ditadura de Ortega

Publicado

em

O bispo da Diocese de Siuna, Dom Isidoro del Carmen Mora Ortega, foi preso nesta quinta-feira (21) pela Polícia da Nicarágua. Aos 63 anos, Mora é o segundo alto dirigente da Igreja Católica preso pelo regime de Daniel Ortega em 2023.

Monsenhor Isidoro Mora Ortega foi interceptado a caminho da paróquia de Santa Cruz, em La Cruz de Río Grande, onde deveria oficiar uma cerimônia religiosa para 230 crianças.

Sua prisão ocorreu após liderar uma missa na qual destacou o apoio e a oração da Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN) a Monsenhor Rolando Álvarez, bispo da Diocese de Matagalpa que foi condenado a 26 anos de prisão por suposta traição e destituído de seus cargos, direitos civis e nacionalidade.

Na sua homilia, o bispo de Siuna destacou o valor da Diocese de Matagalpa e convidou à fé e à perseverança apesar das adversidades.

Esta nova detenção insere-se num contexto de crescente tensão e violações da liberdade religiosa na Nicarágua, onde 13 padres, exceto Álvarez, foram detidos e posteriormente enviados para Roma após um acordo com o Vaticano.

A Igreja Católica na Nicarágua enfrentou desde 2018 667 ataques, segundo o estudo “Nicarágua, uma igreja perseguida?” elaborado por Martha Molina. Aqui destaca-se que 2023 foi particularmente hostil, com 205 ataques até agosto, superando o número total do ano anterior. Além disso, pelo menos 151 membros da igreja foram forçados ao exílio ou expulsos do país, incluindo 83 freiras e 58 padres.



Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana