Conecte-se conosco

Tecnologia

WhatsApp vai mostrar mensagens de outros aplicativos? Entenda mudança

WhatsApp começa teste para oferecer suporte a bate-papos de apps terceiros buscando cumprir os requisitos do novo regulamento da União Europeia; entenda mudança

Publicado

em

O WhatsApp está testando um recurso que permite usar o mensageiro para conversar com pessoas que usam outros aplicativos de mensagens. A função “Bate-papos de terceiros” foi encontrada no aplicativo TestFlight para iOS na semana passada. A novidade visa cumprir a Lei dos Mercados Digitais da União Europeia, cujo objetivo é regular o comportamento das grandes empresas de tecnologia. Ainda não se sabe quando a função será lançada oficialmente e se será um recurso exclusivo para a Europa, mas a novidade deve estar disponível em versões futuras do aplicativo. A seguir, confira mais detalhes do teste.

Em prints revelados pela equipe do site WABetaInfo, aparece uma nova área no aplicativo, em cima das conversas arquivadas, nomeada de “Third Party Chats”, “Bate-papos de terceiros” na tradução livre para o português. A aba ainda não pode ser acessada, mas segundo o portal, a seção será voltada para as conversas entre usuários de outros apps de mensagens, como Telegram, Signal e Discord.

Print com o recurso Bate-papos de terceiros em versão teste do WhatsApp para iOS — Foto: Divulgação/WABetaInfo

A novidade faz parte dos esforços do WhatsApp em cumprir o que a legislação da União Europeia (UE) chama de interoperabilidade. O termo consiste na capacidade que os usuários de aplicativo de mensagens diferentes têm em trocar mensagens mesmo sem uma conta do WhatsApp. Segundo especialistas, a ação possibilita uma comunicação mais inclusiva e diversificada, o que pode aprimorar a experiência geral do usuário.

A legislação defende que empresas com um grande impacto no mundo digital e dominantes na Europa precisam possibilitar a comunicação dos usuários por meio de vários aplicativos. O artigo 7.º do regulamento da UE afirma que os usuários poderão ter controle sobre o recurso. Portanto, quem quiser usar a função, precisará ativar o serviço manualmente. Além disso, o sistema de mensagens interoperáveis deverá ser feito ser criptografado de ponta a ponta.



Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana