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Lula corre no Alvorada com short do Corinthians como novo método para tentar engajamento nas redes

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Após uma reunião ministerial ocorrida na última segunda-feira (18/3), e em meio à pressão resultante da deterioração na avaliação do governo em pesquisas de opinião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros de Estado adotaram uma abordagem diferente nas redes sociais.

Essa nova abordagem foi evidenciada na terça-feira (19/3), quando as contas oficiais do presidente, tanto no X (antigo Twitter) quanto no Instagram, compartilharam um vídeo que se distingue do estilo institucional usual. Nele, Lula é visto vestindo uma regata e shorts do Corinthians, alternando entre caminhada e corrida enquanto interage com o público.

Jornal Correio | Lula corre no Alvorada com short do Corinthians e diz  querer chegar aos 120 anos

Outra mudança notável é a inclusão de legendas no vídeo. Essa estratégia parece ter sido eficaz, pois o vídeo obteve cerca de 14 milhões de visualizações e 80 mil comentários combinados em ambas as redes, o que representa um engajamento significativamente acima da média das postagens de Lula.

Uma publicação semelhante foi feita em novembro, na qual Lula também apareceu vestindo roupas esportivas, mas desta vez chutando uma bola após uma cirurgia no quadril realizada em setembro. O vídeo, com seu tema “fitness”, alcançou cerca de 8 milhões de visualizações apenas no X, representando o maior impacto desde a cerimônia de posse em janeiro.

Respostas dos Ministros

A quarta-feira (20/3) nas redes sociais do governo seguiu a tendência iniciada na terça-feira com a postagem da corrida do presidente. Ministros também compartilharam vídeos com legendas, música e outras intervenções na tela para atrair mais atenção.

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), também postaram vídeos se exercitando em resposta à publicação do presidente.

“Presidente Lula, seguindo o seu exemplo, comecei o dia cuidando da saúde”, escreveu o ministro da Educação na legenda da sua postagem. O vídeo também contou com a participação do ministro dos Transportes, Renan Filho, que estava realizando seu exercício matinal.

O presidente reagiu à publicação: “Isso, ministros. Exercícios físicos para termos ainda mais disposição para trabalhar pelo Brasil”, comentou.

Os resultados dessa estratégia podem ser observados nos números. A publicação de Camilo Santana no X alcançou mais de 120 mil visualizações, representando o maior índice do mês de março.

Por sua vez, o ministro Carlos Fávaro optou por uma linguagem mais jovem. O titular da Agricultura e Pecuária compartilhou uma montagem com um discurso do presidente, no qual ele menciona receber constantes ligações de Fávaro para discutir a abertura de novos mercados. O vídeo simula essas ligações, além de incluir músicas, proporcionando um clima de descontração.

 

Popularidade em Declínio

Pesquisas de opinião divulgadas no início de março indicaram uma queda na aprovação do presidente Lula. Ele observou uma diminuição de popularidade, especialmente entre mulheres e evangélicos. Este último grupo foi impactado pelas declarações do líder petista sobre a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.

Além disso, um levantamento da consultoria Ativaweb mostrou que, apesar dos problemas legais enfrentados, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda mantém uma presença dominante nas redes sociais em comparação com as páginas de Lula.

Segundo a pesquisa, Bolsonaro possui uma taxa de engajamento de 1,4%, enquanto o atual presidente registra 0,44%.



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