Conecte-se conosco

Tecnologia

Meta desativa ferramenta de monitoramento de redes sociais

Dona do Facebook e do Instagram disse que vai encerrar atividades de sua ferramenta de transparência em agosto

Publicado

em

Após sufocar por anos sua principal ferramenta de analytics e transparência disponível para jornalistas e pesquisadores, a Meta anunciou nesta quinta-feira (14.mar.2024) que vai encerrar o funcionamento do CrowdTangle em ago.2024.

Em um comunicado a usuários, a empresa informou que a ferramenta “não vai mais estar disponível após 14.ago.2024”, e que a plataforma daqui pra frente vai estar em “modo de manutenção”, ou seja, sem desenvolvimento ativo, apenas para correção de bugs.

O CROWDTANGLE é uma ferramenta de monitoramento de redes sociais que foi comprada pela Meta (então Facebook) em 2016. É usada por pesquisadores, acadêmicos, jornalistas e checadores de fatos para pesquisas no Facebook e no Instagram. A empresa perdeu acesso a dados de Twitter e Reddit após novas políticas de dados dessas empresas, e nunca incluiu informações de Threads, nem de Reels (recurso do Instagram), nem comentários em posts.

 

MOTIVAÇÃO

Oficialmente, segundo a Meta, o fim do CrowdTangle está associado a mudanças de tecnologia e regulatórias.

Mas a ferramenta de dados também foi muito utilizada por jornalistas e pesquisadores para encontrar diversos problemas nos produtos da Meta, como desinformação, discurso de ódio, spam e outras irregularidades que renderam publicidade negativa para empresa, o que exasperou executivos que acreditam que a empresa só faz coisas boas.

 

OUTRAS FERRAMENTAS

“Desativar o CrowdTangle vai permitir a nós focarmos recursos em nossas novas ferramentas de pesquisa, a Meta Content Library e a Content Library API, as quais fornecem dados úteis e de alta qualidade para pesquisadores”, disse a Meta.

Jornalistas não são mencionados no comunicado. [Disclaimer: o Núcleo utilizou o CrowdTangle para diversas investigações ao longo dos anos]

A assessoria de imprensa da Meta informou por email que “pessoas de instituições acadêmicas qualificadas ou sem fins lucrativos que realizem pesquisas científicas ou de interesse público podem solicitar acesso a essas ferramentas por meio do Consórcio Interuniversitário para Pesquisa Política e Social (ICPSR) da Universidade de Michigan.”

SINAIS CONSECUTIVOS

A longo dos últimos 3 anos, a Meta deu diversos sinais de que pretendia encerrar o CrowdTangle.

  • Em meados de 2021, a equipe que trabalhava com CrowdTangle dentro da Meta foi desmantelada e foi assinalada para outros projetos;
  • O ex-CEO do CrowdTangle, Brandon Silverman, deixou a empresa em out.2021;
  • E em jan.2022, a Meta deixou de aceitar novos usuários no CrowdTangle.

A Meta também rescindiu um contrato de US$40 mil com pesquisadores para entender discussões públicas ao redor da pandemia de COVID-19.

Nota atualizada às 10h32 de 14.mar.2024 para incluir informações fornecidas pela Meta por email sobre outras ferramentas.

Fonte: Nucleo



Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana