Conecte-se conosco

Política

Movimentos de esquerda farão ato contra anistia a presos do 8 /1

Publicado

em


Movimentos sociais e partidos de esquerda organizam uma manifestação no próximo sábado (23), em São Paulo, que terá como principal pauta a defesa da condenação dos envolvidos nos atos de invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro do ano passado.

A pauta será reforçada após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados defenderem anistia aos presos e condenados devido ao episódio. Um dos mantra e palavras de ordem do protesto será o “sem anistia”, já repetido por membros do governo e parlamentares.

Fazem parte desse planejamento representantes de legendas como PT, PCdoB, PSB, PSOL e entre outros, além de movimentos como o MST, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Porém, nem todas as lideranças, sobretudo dos partidos, garante que irá participar ou se engajar na organização.

A participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda é uma incerteza. Para o mesmo dia, está sendo planejado outro ato, com a mesma temática em Salvador, para o qual o petista foi convidado. A aposta é no fato de a Bahia ser um dos Estados onde ele é mais forte. No entanto, a ida dele ao ato também não está confirmada.

O principal receio dos petistas com uma possível presença de Lula são as inevitáveis comparações que surgiriam com a manifestação do ex-presidente Jair Bolsonaro em 25 de fevereiro, em São Paulo, que reuniu cerca de 350 mil pessoas entre apoiadores e lideranças conservadoras e religiosas.




Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana