Conecte-se conosco

Saúde

Nísia Trindade, deve exonerar Helvécio Magalhães nesta terça

Publicado

em

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou a interlocutores na tarde desta segunda-feira (18) que irá demitir o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães. A expectativa é a de que a exoneração seja publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (19).

Nilton Pereira, atual diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência, está sendo considerado para substituir Helvécio.

A mudança deve ocorrer após o programa Fantástico exibir, no último domingo (17), a condição precária dos hospitais federais do Rio de Janeiro, evidenciando aparelhos danificados, materiais vencidos e questões na infraestrutura elétrica. Desde janeiro de 2023, Helvécio comanda uma das secretarias com maior Orçamento da pasta, uma vez que é responsável por gerenciar repasses ao Sistema Único de Saúde (SUS) e aos hospitais federais.

A reportagem da TV Globo também mostrou Grasielle Oliveira Esposito, CEO da Potenza, uma empresa de assessoria e consultoria empresarial, visitando o Hospital Federal de Bonsucesso. Ela se apresentou em nome de Helvécio, apesar de não ter qualquer ligação formalizada com o Ministério da Saúde. Isso, inclusive, foi confirmado por Nísia Trindade.

Helvécio foi constantemente prestigiado em governos petistas, e é um dos caciques políticos mais importantes do PT de Minas Gerais. Ele foi Secretário Nacional de Atenção à Saúde Básica de 2011 a 2014, durante o governo Dilma Rousseff (PT). À época, o mineiro reportou-se aos ministros Alexandre Padilha (PT) e Arthur Chioro (PT).

Helvécio também atuou no Instituto René Rachou, uma unidade da Fiocruz em Minas Gerais, após deixar o governo de Fernando Pimentel (PT), onde ocupou o cargo de secretário de Estado de Planejamento e Gestão. Foi também no governo de Minas que ele trabalhou anteriormente com Grasielle Oliveira Esposito. Na época, ela a nomeou como intendente da Cidade Administrativa, sede do governo estadual.



Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana