Conecte-se conosco

Política

Gleisi ataca Campos Neto: “especulador medíocre”

Publicado

em

Gleisi Hoffmann ataca presidente do Banco Central e o acusa de provocar “histeria especulativa” na economia
Na sexta-feira (19), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), que também é presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), rotulou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, como um “especulador medíocre” responsável por incitar uma “histeria especulativa” na economia.

“Como é que pode um país do tamanho do Brasil ficar sujeito a especuladores medíocres como o presidente bolsonarista do BC? Campos Neto conseguiu tirar do horizonte a trajetória de redução dos juros, dizendo exatamente que não consegue enxergar o horizonte”, disse Gleisi em seu perfil no X (ex-Twitter).

A petista disse que os “comentários indevidos e irresponsáveis sobre política fiscal alimentaram uma histeria especulativa sem fundamento que só vai prejudicar a administração das contas públicas. Foi para isso que deram autonomia ao BC?”.

A afirmação da parlamentar vem depois de Campos Neto indicar que o Comitê de Política Monetária (Copom) poderia diminuir a velocidade de reduções de juros em face do crescimento das incertezas do ambiente econômico.

Ele considerou que suas afirmações não devem ser interpretadas como um “guidance” – em outras palavras, um sinal – mas sim como um exercício de transparência sobre como o BC vê a possível mudança de cenário em suas futuras decisões de política monetária.

“Podemos ter uma redução da incerteza, e assim seguir no caminho normal. Podemos ter um cenário no qual a incerteza permanece elevada, e aí poderemos falar em reduzir o ritmo”, disse o presidente do BC em evento com investidores em Washington. As informações são da Gazeta do Povo.



+ Acessadas da Semana