Conecte-se conosco

Economia

Fazenda vai voltar a ter cadeira no conselho de administração da Petrobras


Haddad já estava querendo ter um representante do Tesouro na empresa


Publicado

em


O Ministério da Fazenda vai voltar a ter uma cadeira no conselho de administração da Petrobras.

Segundo apurou a CNN, o ministro Fernando Haddad quer indicar um técnico do Tesouro para a vaga.

O convite foi confirmado ontem em coletiva de imprensa pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após reunião com o presidente Lula e o presidente da Petrobras. A assembleia de acionistas para a eleição do novo conselho está marcada para 25 de abril.

“Hoje foi um momento muito oportuno para convidar o ministério da Fazenda a ocupar uma vaga no conselho da Petrobras. Ela [Fazenda] precisa ter um membro para dar a ótica dela”, disse Silveira.

Haddad já estava querendo ter um representante do Tesouro na empresa, dado o impacto da Petrobras para a inflação e para as contas públicas.

Silveira indicou vários membros da conselho da Petrobras. Rui Costa, da Casa Civil, também fez indicações.

A lei das estatais veda a participação de membros do governo ou políticos diretamente no conselho, mas seus efeitos estão suspensos por uma liminar do Supremo Tribunal Federal.

No governo Dilma Rousseff, o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi presidente do conselho de administração da Petrobras, enquanto ocupava o ministério.

Naquela época, explodiram as revelações dos casos de corrupção na empresa, como Pasadena ou Abreu e Lima.

Segundo apurou a reportagem, Haddad descarta qualquer possibilidade de ele mesmo um cargo e seu interesse é indicar um técnico.

CNN




+ Acessadas da Semana