Conecte-se conosco

Entretenimento

Instagram e Threads começam a restringir conteúdo político


A Meta já havia feito o anúncio em fevereiro; executivo disse que a plataforma não quer incentivar debate sobre “política e temas difíceis”


Publicado

em


A Meta começou a restringir sugestão de conteúdos políticos no Instagram e no Threads. A medida, anunciada em fevereiro, tem o objetivo de limitar a exibição de materiais de teor político para quem usa as redes sociais.

Os usuários dos Estados Unidos já começaram a perceber a mudança em uma mensagem que diz “conteúdos políticos de contas que você não segue”. A opção aparece ativada por padrão para os usuários.

O mesmo acontece no Threads, que compartilha as configurações com a rede social de fotos de vídeos.

Medida foi anunciada pelo CEO do Instagram

Adam Mosseri é o atual diretor do Instagram | Meta
Adam Mosseri é o atual diretor do Instagram | Meta

Em fevereiro, o executivo responsável pelo Instagram, Adam Mosseri, declarou que a Meta não irá mais impulsionar conteúdo político no Instagram e Threads.

A iniciativa visa, segundo ele, não “amplificar proativamente” o conteúdo, que poderia influenciar especialmente as funções Reels e Explore (quando o usuário clica na lupa de pesquisa e vê sugestões de conteúdo).

Mosseri mencionou na época que a Meta não pretende incentivar debates sobre “política e notícias difíceis”.

Meta quer reduzir tensões nas redes sociais

Para acessar o conteúdo de política terá que usar as configurações | Meta

A mudança dá aos usuários mais controle sobre a exibição de conteúdos políticos no feed e também nas áreas de sugestões e recomendações.

A medida é parte dos esforços da Meta para desencorajar discussões sobre temas considerados problemáticos no Threads.

Se quiser continuar a ver conteúdos políticos, o usuário precisa ativar manualmente no aplicativo a opção “Não limitar”.

A ação da big tech é uma resposta ao debate do papel das redes sociais na política – o Facebook foi investigado por favorecer a eleição de Donald Trump, em 2016.

As redes também têm dificuldade para controlar a circulação de fake news e o impacto da desinformação nas eleições e decisões sensíveis no contexto político.

 




Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana