Conecte-se conosco

Economia

Proposta articulada pelo governo Lula permite que bancos possam vender títulos de imóveis dados como garantia de empréstimos

Publicado

em


Em entrevista à Rádio Itatiaia, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na manhã desta quarta-feira (27) que o governo federal vai apresentar na semana que vem uma proposta para criar um “mercado secundário” de títulos imobiliários.

O petista disse na entrevista que a ideia é semelhante ao que já acontece no exterior e busca abrir espaço nos balanços dos bancos para que possam financiar mais imóveis.

“No Brasil, não tem um mercado de crédito tão robusto quanto no mundo desenvolvido. No mundo desenvolvido, um recebível com garantia de imóvel é vendido no mercado com muita naturalidade. Vamos supor que o banco vendeu uma casa parcelada com garantia do imóvel para quem quer que seja. Esse ativo do banco, esse recebíveis do banco, tem um mercado secundário muito robusto no mundo desenvolvido, ele não fica na carteira do banco, o banco logo revende e abre espaço para financiar outro imóvel. Nós vamos tomar medidas na semana que vem que vão destravar esse mercado imobiliário”, disse Haddad.

O ministro afirmou que enxerga o “potencial” crescimento da economia do Brasil por meio da construção civil. De acordo com o petista, o texto foi construído com representantes do setor e que o “novo produto” foi recebido com “entusiasmo”.

Segundo Haddad, a novidade é em especial para a classe média e trabalhadoras, que podem ser maiores beneficiárias da nova medida.

“Então eu penso que a classe média, a classe trabalhadora vão ter boas novidades a comemorar num futuro próximo com a edição dessa medida possivelmente no começo de abril”, afirmou o petista.




Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana