Conecte-se conosco

São Paulo

Chuva forte paralisa São Paulo: queda de árvores, voos desviados e Defesa Civil em alerta

Publicado

em


Uma forte chuva na tarde desta sexta-feira (19) deixou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção para possíveis alagamentos. Até as 18h50, os bombeiros já haviam atendido 57 chamados por quedas de árvores na capital e região metropolitana.

A GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informou que seis voos foram desviados devido às condições meteorológicas no início da noite. No entanto, às 20h, o aeroporto retomou suas operações normais para pousos e decolagens.

A Defesa Civil da cidade de São Paulo registrou 35 ocorrências de quedas de árvores das 7h às 19h, com destaque para 21 árvores na Zona Leste, 4 na Zona Centro-Oeste, 7 na Zona Sul e 3 na Zona Norte. Houve ainda o atendimento a um desabamento na Zona Leste e quatro deslizamentos, sendo dois na Zona Leste e dois na Zona Sul.

O Centro de Gerenciamento de Emergência Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) alertou para áreas de chuva intensa formadas dentro do município, especialmente nas zonas leste e sudeste. Na Zona Sul, subprefeituras como Santo Amaro e Cidade Ademar também registraram fortes chuvas. A noite promete ser instável, com chuvas isoladas e intensas.

Até as 19h45, o CGE identificou dez pontos de alagamentos ativos, sendo nove intransitáveis em áreas como Vila Formosa, Penha, Vila Prudente, Ipiranga, Jabaquara e Vila Mariana.

A Defesa Civil do estado emitiu um alerta para a possibilidade de grande quantidade de chuva até domingo na Grande São Paulo, recomendando atenção redobrada devido ao solo encharcado e risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte. O órgão também orienta evitar áreas arborizadas durante vendavais.

Em caso de um fio energizado cair sobre o veículo, a Defesa Civil recomenda que a pessoa permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência. Se houver incêndio, a orientação é sair do veículo, evitando contato com partes metálicas e mantendo os dois pés no chão o tempo todo.




Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana