Conecte-se conosco

Polícia

Operação Lesa Pátria: PF prende 3 e faz 24 buscas contra empresários


Ações contra envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 ocorrem em sete estados e no DF


Publicado

em


A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29), a 25ª fase da operação Lesa Pátria, que investiga suspeitos de participação nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília (DF). As ações de hoje envolvem cumprimento de 34 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, 24 de busca e apreensão e sete de monitoramento eletrônico.

Os dois alvos de prisão no DF são os empresários Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lucio de Mesquita, donos da rede de supermercados Melhor Atacadista.

Ele são considerados alguns dos financiadores do acampamento montado em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília, depois das eleições de 2022.

Em 2023, Andrade foi ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Disse ter visitado acampamentos, mas negou envolvimento nos ataques de 8/1.

As medidas foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e ocorrem em sete estados (Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins) e no Distrito Federal. Dos mandados de prisão, dois são no DF e um em SP.

“Além disso, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados”, informou a PF, em nota. Estima-se que as depredações e invasões às sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), causaram danos orçados em cerca de R$ 40 milhões.

Os fatos investigados, de acordo com a PF, constituem, em tese, crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

“As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas”, observou a PF.

Confira a distribuição dos mandados da 25ª fase da Lesa Pátria:

  • 24 de busca e apreensão — TO (8), SP (6), MS (2), PR (3), DF (2), RS (1), MG (1) e ES (1)
  • 3 de prisão preventiva — DF (2) e SP (1)
  • 7 monitoramentos com tornozeleira eletrônica — PR (3), MG (1), MS (1), RS (1) e SP (1)



Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana