Conecte-se conosco

Mundo

Com temor de interferência política na Petrobras, Ibovespa cai a menor nível desde dezembro


Ações da empresa oscilaram negativamente entre a mínima, de 126.065,16 pontos (-0,79%), e a máxima, de 127.067,97 pontos


Publicado

em


O Ibovespa (principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 (bolsa de valores brasileira) recuou 0,75% nesta segunda-feira (11), aos 126.123,56 pontos, com a queda nas ações de Petrobras e Vale. É o menor nível desde 7 de dezembro.

Com a desvalorização da casa dos 10% ocorrida sexta-feira (8), as ações da petroleira tentaram uma recuperação nesta segunda-feira, mas o movimento foi prejudicado pelo temor de interferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Vale acompanhou a queda e também fechou no vermelho.

A combinação desses fatores levou à terceira queda seguida para o índice de referência da B3, que só nesse intervalo acumula perdas de 2%. Nesta segunda-feira, as ações oscilaram negativamente durante a maior parte do dia, entre a mínima, de 126.065,16 pontos (-0,79%), e a máxima, de 127.067,97 pontos (estável). Dos 86 papéis da carteira teórica do Ibovespa, 50 fecharam o dia no vermelho. O giro foi de R$ 20 bilhões.

Petrobras foi o destaque da sessão, marcada pela tentativa do mercado de medir o risco de ingerência política em empresas controladas pelo governo. Depois do tombo da última sexta-feira, puxado pela notícia de que a empresa não pagaria dividendos extraordinários referentes ao quarto trimestre de 2023, investidores acompanharam a evolução do noticiário sobre o tema.

As ações da empresa começaram o dia no vermelho, mas inverteram o sinal já durante a manhã, em meio à expectativa por uma reunião entre Lula e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. A notícia de que conselheiros da petroleira ligados ao governo poderiam rever a decisão de reter os dividendos também deu força aos papéis, que se mantiveram no positivo à tarde, à espera de notícias sobre o encontro.




Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana