Conecte-se conosco

Economia

Bolsa marca seis dias consecutivos de queda com aversão a risco


Principal indicador acionário do país acumulou queda de 4,40% no período marcado pela deterioração da percepção fiscal


Publicado

em


O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou novamente no vermelho nesta quarta-feira, 17, em -0,17%, aos 124,1 mil pontos. Essa foi a sexta sessão seguida que o índice encerra o dia em queda. Ao todo, no período, o indicador recuou 4,40%, enquanto dólar e juros dispararam.

Entre as principais contribuições negativas para o resultados da sessão desta quarta-feira, BRF (-3,99%), Prio (-2,15%) e Weg (-1,42%) lideraram o grupo. Na ponta positiva, Vale (+1,09%), Petrobras (0,73% PN; 0,15% ON) abrandaram a queda do índice.

O destaque da sessão ficou com os papéis da Petrobras que respondeu positivamente à volta do presidente do Conselho de Administração, Pietro Mendes, após a derrubada da liminar que o afastou da posição na semana passada. A expectativa do mercado é que com Mendes de volta aumentam as chance de o colegiado apreciar a distribuição de, pelo menos, parte dos dividendos extraordinário retidos após a divulgação do último resultado trimestral da companhia.

Os juros futuros iniciaram o dia em queda, corrigindo o forte movimento de alta visto após a alteração da meta fiscal do governo para os anos 2025 e 2026. No entanto, comentários do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre as incertezas econômicas para a condução da política monetária foram vistos pelo mercado com uma sinalização de que a autoridade monetária deve reduzir o ritmo dos cortes nos juros.

Com isso, a curva futura passou a precificar uma Selic em 10,5% ao ano no fim do ciclo de cortes da taxa básica de juros, o que significa apenas mais uma redução de 0,25 ponto percentual na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) marcada para maio.

O real teve um dia de valorização após as fortes perdas das últimas sessões. O dólar recuou frente a moeda brasileira e fechou em queda de 0,77%, cotado a 5,24 reais.




Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana