Conecte-se conosco

Mundo

FMI sobre governo Milei: Inflação na Argentina surpreende positivamente

Publicado

em


Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmou que a inflação na Argentina está diminuindo mais do que o antecipado. Ela fez essa declaração na última quinta-feira, 18, em uma entrevista coletiva no evento “Spring Meeting” (Encontros de Primavera), organizado pela própria instituição.

Kristalina aplaudiu os progressos realizados pelo presidente argentino, Javier Milei, na redução das despesas fiscais. Segundo ela, o país da América do Sul foi visto durante muito tempo como “atrasado em termos de reformas”.

Atualmente, no entanto, está avançando “rapidamente no ajuste de gastos”. “A inflação diminui mais rapidamente do que inicialmente previsto”, afirmou Kristalina.

A diretora-gerente do FMI também destacou as ações de Milei para aprimorar o rendimento do setor privado.

Ao ser questionada a respeito da América Latina, Kristalina declarou que o crescimento na região “está abaixo da média global”. “Muitos países da América Latina agiram mais rapidamente para controlar a inflação do que o restante do mundo”, afirmou. “Agora, eles podem começar a reduzir as taxas.”

 

Argentina reduziu despesas com estatais

Milei honrou seu compromisso de campanha e diminuiu os gastos com as empresas estatais. Inicialmente em 2024, companhias de áreas como a de transporte aéreo e ferroviário não obtiveram nenhum financiamento do governo.

De acordo com as informações divulgadas pelo Escritório de Orçamento do Congresso, o governo da Argentina transferiu US$ 300,6 bilhões para empresas estatais nos meses de janeiro e fevereiro.

Contudo, embora possa parecer alto, esse número indica uma diminuição de 53% em relação ao mesmo período em 2023. As informações são da Revista Oeste.




Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana