Conecte-se conosco

Entretenimento

Twitter Files revelou a lista mais chocante de todas

Publicado

em


Na última quinta-feira, uma sessão especial do Senado brasileiro revelou informações estarrecedoras sobre a censura nas redes sociais no país. Os jornalistas Michael Shellenberger e David Ágape trouxeram à tona os resultados de uma investigação conhecida como Twitter Files Brazil, revelando uma lista abrangente de indivíduos e organizações que foram alvo de censura por parte do Judiciário brasileiro.

Durante a apresentação, Shellenberger e Ágape detalharam os achados da investigação, utilizando um slideshow para expor os casos mais significativos de censura. Entre os aproximadamente 80 indivíduos e veículos de mídia penalizados por expressarem suas opiniões nas redes sociais, destacam-se figuras proeminentes da política, jornalismo e sociedade civil.

Entre os casos mais notórios revelados pelos Twitter Files estão:

– Luciano Hang: O empresário foi punido por criticar um artigo de um jornalista em um grupo de WhatsApp.

– Homero Marchese: Político que teria divulgado um evento em Nova York indicando a localização de ministros do STF.

Jovem Pan: A rede de comunicação sofreu multas e proibição de uso de termos que pudessem “afetar a honra” do ex-presidente Lula.

Gazeta do Povo: O jornal foi penalizado por reportar o apoio de Lula ao presidente da Nicarágua.

O Antagonista: O veículo jornalístico foi sancionado por publicar sobre um membro de facção criminosa.

Revista Crusoé: Sofreu penalidades por divulgar a matéria “Amigo do Amigo do meu Pai”, envolvendo Dias Toffoli.

Brasil Paralelo: A produtora foi punida pela criação do documentário Desordem Informacional.

Bruno Aiub (Monark): Acusado de “espalhar desinformação” nas redes sociais.

– Marcos Cintra: Político que questionou a transparência eleitoral e interpelou o TSE.

Allan dos Santos, Guilherme Fiuza, Paulo Figueiredo e Rodrigo Constantino: Jornalistas sancionados no âmbito do “inquérito das fake news”.

– Bernardo Kuster: Jornalista que teve suas redes suspensas.

As revelações dos Twitter Files também destacam a participação de órgãos do Judiciário, como o STF e o TSE, nos processos de censura. Além disso, apontam para a existência de uma Procuradoria Nacional da União em Defesa da Democracia, conhecida como “Ministério da Verdade”, ligada ao governo Lula, envolvida em ações de censura nas redes sociais.

A investigação também revelou a influência de propostas legislativas, como o Projeto de Lei 2.630/2020, apelidado de “PL da Mordaça”, que poderia facilitar a censura nas redes sociais.

Essas revelações provocam uma reflexão profunda sobre a liberdade de expressão no Brasil e levantam preocupações sobre o estado da democracia e do Estado de Direito no país. A censura nas redes sociais não apenas limita a liberdade de expressão, mas também ameaça a diversidade de opiniões e o debate público, fundamentais para uma sociedade democrática saudável.

À medida que mais detalhes dos Twitter Files vêm à tona, é essencial que a sociedade civil e as instituições democráticas se mobilizem para garantir a proteção dos direitos fundamentais e a preservação da liberdade de expressão como um pilar da democracia brasileira.




Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana