Conecte-se conosco

São Paulo

Terremoto no Brasil? Especialistas explicam tremor em São Paulo

Publicado

em


A cidade de Iguape, na região do Vale do Ribeira, no litoral sul de São Paulo, foi epicentro de um abalo sísmico de magnitude de 4.0 na escala Richter, na manhã desta sexta-feira (16). Especialistas ouvidos pelo R7 analisam o tremor incomum na região e apontam riscos.

Os terremotos são movimentações naturais das placas tectônicas que ocorrem devido às pressões internas no interior do planeta. O Brasil está localizado no centro da placa tectônica Sul-Americana e longe das zonas de convergências, o que diminui bastante a probabilidade de grandes abalos sísmicos, segundo o engenheiro civil especialista em geotecnia Denis Suzuki.

leia mais:

 

O especialista explica que a movimentação entre placas é um fenômeno muito comum e frequente, mas ocorre em proporções, na maioria das vezes, imperceptíveis, que não podem ser sentidas na superfície e que são detectáveis somente por sismógrafos.

Os abalos podem ser sentidos quando superam a magnitude 3,0 da escala Richter, como o ocorrido em São Paulo. Cidades em um raio de 100 km, como Juquiá, Itariri, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e Miracatu, foram afetadas.

R7




Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana