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Curiosidades

Como eram os banquetes e rituais das antigas festas romanas

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Imagine a mais gloriosa festa, com um peru enorme, recheio de duas maneiras, presunto, os acompanhamentos necessários e pelo menos meia dúzia de tortas e bolos. Tudo isso pode parecer grandioso – isto é, até você considerar as exibições extravagantes do antigo banquete romano.

Os membros das classes altas romanas participavam regularmente de festas suntuosas, que duravam horas, e que serviam para divulgar a sua riqueza e estatuto de uma forma que eclipsava as nossas noções de uma refeição resplandecente.

“Comer era o ato supremo de civilização e celebração da vida”, disse Alberto Jori, professor de filosofia antiga na Universidade de Ferrara, na Itália.

Os antigos romanos apreciavam misturas doces e salgadas. Lagane, uma massa curta rústica geralmente servida com grão-de-bico, também era usada para fazer bolo de mel com ricota fresca. Os romanos usavam garum, um molho de peixe fermentado, picante e salgado, para dar sabor umami em todos os pratos, até mesmo como cobertura de sobremesa.

Carne de caça, como veado, javali, coelho e faisão, juntamente com frutos do mar, como ostras cruas, mariscos e lagosta, eram apenas alguns dos alimentos caros que apareciam regularmente no banquete romano.

Além do mais, os anfitriões jogavam um jogo de superioridade servindo pratos exóticos e exagerados, como ensopado de língua de papagaio e arganaz recheado.

“O Leirão era uma iguaria que os agricultores engordavam durante meses em potes e depois vendiam nos mercados”, disse Jori. “Enquanto enormes quantidades de papagaios foram mortos para terem línguas suficientes para fazer fricassé.”

Giorgio Franchetti, historiador da culinária e estudioso da história da Roma Antiga, recuperou receitas perdidas dessas refeições, que compartilha em “Jantar com os Antigos Romanos”, escrito com a “arqueo-cozinheira” Cristina Conte.

Juntos, a dupla organiza experiências gastronômicas em sítios arqueológicos na Itália que dão aos hóspedes uma ideia do que era comer como um nobre romano. Esses passeios culturais também se aprofundam nos rituais surpreendentes que acompanhavam essas refeições.

Entre as receitas inusitadas preparadas por Conte está o salsum sine salso, inventado pelo famoso gourmand romano Marcus Gavius Apicius.

Foi uma “piada sobre comida” feita para surpreender e enganar os convidados. O peixe seria apresentado com cabeça e rabo, mas o interior era recheado com fígado de vaca. Prestidigitação inteligente, combinada com fator de choque, contou muito nessas exibições competitivas.

 

Funções corporais

Comer durante horas a fio também exigia o que consideraríamos um comportamento social desfavorável para acomodar tais indulgências gulosas.

“Eles tinham hábitos culinários bizarros que não combinam com a etiqueta moderna, como comer deitados e vomitar entre os pratos”

Giorgio Franchetti

“Dado que os banquetes eram um símbolo de status e duravam horas até altas da noite, o vômito era uma prática comum necessária para abrir espaço no estômago para mais comida. Os antigos romanos eram hedonistas, perseguindo os prazeres da vida”, disse Jori, que também é autor de vários livros sobre a cultura culinária de Roma.

Na verdade, era costume deixar a mesa para vomitar numa sala próxima ao refeitório. Ao usar uma pena, os foliões faziam cócegas no fundo da garganta para estimular a vontade de regurgitar, disse Jori.

Mantendo o seu elevado estatuto social, definido por não terem de se envolver em trabalho manual, os convidados simplesmente regressavam ao salão de banquetes enquanto os escravos limpavam a sua bagunça.

A obra-prima literária de Gaius Petronius Arbiter, “O Satyricon”, captura essa dinâmica social típica da sociedade romana em meados do século I d.C. com o personagem do rico Trimalchio, que manda um escravo trazer para ele um “pinico de mijo” para que ele possa urinar.

Ou seja, quando a natureza chamava, os foliões não necessariamente iam ao banheiro; muitas vezes a privada chegava até eles, alimentado novamente pelo trabalho escravo.

Também era considerado normal respirar enquanto comia, porque se acreditava que a retenção de gás dentro dos intestinos poderia causar a morte, disse Jori.

Diz-se que o imperador Cláudio, que reinou de 41 d.C. a 54 d.C., chegou a emitir uma édito para encorajar a flatulência à mesa, com base nos escritos da “Vida de Cláudio”, do historiador romano Suetônio.

O conforto e o privilégio dos homens ricos

O inchaço era reduzido comendo deitado em uma espreguiçadeira confortável e almofadada. Acreditava-se que a posição horizontal ajudava na digestão – e era a expressão máxima de uma posição de elite.

“Na verdade, os romanos comiam deitados de barriga para baixo, para que o peso do corpo fosse distribuído uniformemente e os ajudasse a relaxar. A mão esquerda levantava a cabeça enquanto a direita pegava os petiscos colocados sobre a mesa, levando-os à boca. Então eles comiam com as mãos e a comida já tinha que ser cortada pelos escravos”, disse Jori.

Restos de comida e espinhas de carne e peixe eram jogados no chão pelos convidados.

Para ter uma ideia da cena, considere um mosaico encontrado numa vila romana em Aquileia, que retrata peixes e restos de comida espalhados pelo chão.

Os romanos gostavam de decorar o chão dos salões de banquetes com essas imagens para camuflar a comida de verdade espalhada pelo chão. Essa tática trompe-l’oeil, ou efeito “chão não varrido”, era uma técnica de mosaico inteligente.

Deitar-se também permitiu que os participantes da festa cochilassem ocasionalmente e tirassem uma soneca rápida entre os pratos, dando uma pausa ao estômago.

O ato de se reclinar durante o jantar, porém, era um privilégio reservado apenas aos homens. Uma mulher comia em outra mesa ou ajoelhava-se ou sentava-se ao lado do marido enquanto ele saboreava a refeição.

Um antigo afresco romano de uma cena de banquete na Casa dei Casti Amanti em Pompéia, por exemplo, retrata um homem reclinado enquanto duas mulheres se ajoelham de cada lado dele. Uma das mulheres cuida do homem ajudando-o a segurar um recipiente para beber em forma de chifre chamado rhyton.

Outro afresco de Herculano, exibido no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles, retrata uma mulher sentada perto de um homem deitado enquanto levanta um ríton.

“A posição horizontal dos homens para comer era um símbolo de domínio sobre as mulheres. As mulheres romanas estabeleceram o direito de comer com os maridos numa fase muito posterior da história da Roma Antiga; foi a primeira conquista social e vitória contra a discriminação sexual”, explicou Jori.

 

Superstições à mesa

Os romanos também eram muito supersticiosos. Qualquer coisa que caísse da mesa pertencia ao outro mundo e não deveria ser recuperada por medo de que os mortos viessem em busca de vingança, enquanto derramar sal era um mau presságio, disse Franchetti.

O pão tinha que ser tocado apenas com as mãos e as cascas dos ovos e dos moluscos tinham que ser quebrados.

Se um galo cantasse em uma hora incomum, servos eram mandados buscar um, matá-lo e servi-lo imediatamente. Festejar era uma forma de manter a morte sob controle, segundo Franchetti.

Os banquetes terminavam com um ritual de bebedeira durante o qual os clientes discutiam a morte para se lembrarem de viver plenamente e aproveitar a vida – em suma, carpe diem.

De acordo com essa visão de mundo, os objetos de mesa, como saleiros e pimenteiros, tinham o formato de caveiras.

Segundo Jori, era costume convidar entes queridos para a refeição e servir-lhes pratos cheios de comida. Esculturas representando os mortos estavam à mesa com os vivos.

O vinho nem sempre era bebido puro, mas enriquecido com outros ingredientes. A água era usada para diluir a potência do álcool e permitir que os foliões bebessem mais, enquanto a água do mar era adicionada para que o sal preservasse os barris de vinho vindos dos cantos mais distantes do império.

“Até o alcatrão era uma substância comum misturada ao vinho, que com o tempo se misturou ao álcool. Os romanos dificilmente conseguiam sentir o sabor desagradável”, disse Jori.

Talvez no símbolo máximo do excesso, o epicurista Apício supostamente cometeu suicídio porque havia falido depois de oferecer muitos banquetes luxuosos.

Deixou, no entanto, um legado gastronômico, incluindo a sua famosa tarte de Apicius feita com uma mistura de peixe e carne, como interior de aves e peito de porco. Um prato que hoje pode ter dificuldade em atrair nas mesas de banquetes modernas.

CNN




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