Conecte-se conosco

Justiça

A reação de um ministro do STF às declarações de Lula sobre Israel

Publicado

em


Um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) demonstrou especial incômodo com a declaração de Lula comparando os atos praticados por Israel aos de Hitler durante o nazismo. A interlocutores próximos, André Mendonça se disse perplexo com a fala do presidente.

Para o magistrado, a fala de Lula foi desproporcional e injusta. Uma coisa, na visão de Mendonça, seria o presidente criticar atos praticados pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Outra, abordar a questão da forma como abordou. Em um culto, o ministro do STF chegou a afirmar que “o maior erro é apoiar grupo terrorista”.

Viagem a Israel

Em janeiro deste ano, antes das declarações de Lula, André Mendonça viajou a Israel para acompanhar a situação do país após o ataque terrorista em massa promovido pelo Hamas, em 2022. As passagens e hospedagens foram custeadas pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) e pela organização Stand With Us Brasil.

Ao todo, sete magistrados de tribunais superiores participaram da viagem. Mendonça foi o único representante do STF. Veja, abaixo, outros ministros que participaram da agenda em Israel.




+ Acessadas da Semana