Conecte-se conosco

Justiça

Moraes autoriza depoimentos de representantes do Twitter/X no Brasil


Decisão visa a apurar a conduta do empresário


Publicado

em


Nesta terça-feira, 16, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deu autorização para os depoimentos dos representantes do Twitter/X no Brasil. O intuito da decisão é investigar as ações de Elon Musk, proprietário da plataforma.

Elon Musk foi incluído por Alexandre de Moraes no inquérito das “milícias digitais”, uma investigação para determinar se o empresário está envolvido em obstrução de Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.

A solicitação para ouvir os representantes do Twitter/X foi feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 9 de abril.

Alexandre de Moraes e PGR investigam possível descumprimento de normas judiciais

No documento, Paulo Gonet, o procurador-geral da República, fez referência a questionamentos que ele considera “pertinentes” aos representantes da empresa no país.

  • se Elon Musk tem, conforme estatuto da empresa, atribuição para espontaneamente determinar a publicação de postagens na rede;
  • se Elon Musk fez alguma determinação sobre perfis vedados por ordem judicial brasileira;
  • se a empresa tirou o bloqueio de perfil até agora suspenso por determinação judicial (caso tenha feito isso, a PGR defendeu que a plataforma informe quem seria competente para essa tarefa na empresa); e
  • quais os perfis que retornaram para a plataforma, no caso de haver reativação das contas diante do bloqueio determinado por ordem judicial em vigor.

Moraes recusou, na semana passada, o requerimento do Twitter/X no Brasil para se isentar de responsabilidade em relação às determinações da Corte.
De acordo com os advogados da plataforma no Brasil, os representantes desta no país não possuem autoridade para intervir nas decisões do Twitter/X. Portanto, não poderiam assegurar a execução de decisões judiciais.




Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana